domingo, 20 de novembro de 2011

Feira do Empreendedor/Atual/Projeto Despertar 2011


As Educadoras do Projeto Despertar: Leonora Rufino, Maria da Paixão e Salene Leite, em quatro dias de muito trabalho com os alunos do Ensino Médio da Escola Tancredo Neves, mas valeu a pena!

As meninas da salada de frutas, delíciaaaaa!




A turma do sanduíche, hum..delíciaaaaaaaa!!



O pessoal das trufas...delíciaaaaaaaaaa!!!!


Senhorita Kethlyn...olha a pose!!!!
Momento de relax!!!!
Ida para a o primeiro dia da Feira...

Paixão mandando um alô pra casa...

Lindassssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Conferência Livre

CONVITE

A ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES convida aos senhores pais ou responsáveis por alunos regularmente matriculados neste estabelecimento de ensino a participarem da I CONFERÊNCIA LIVRE SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL a ser realizada dia 28 de novembro de 2011, das 7h30 às 11h30, para os alunos e pais do turno matutino e às 13h30 às 17h30, para os alunos e pais do turno vespertino, no pátio da escola.
Aproveitamos a oportunidade para pedir aos pais dos alunos do Ensino Médio que compareçam à Coordenação Pedagógica, no turno vespertino para assinarem o Conselho de Classe dos seus filhos.
Agradecemos a todos pela presença e participação.

A Gestão

Histórico da Escola Tancredo Neves

HISTÓRICO

No ano de 1986, Boa Vista atravessava uma fase de crescimento. Era uma década em que a cidade recebia muitos imigrantes vindos principalmente do nordeste. Com esse crescimento, a necessidade de abertura de novas escolas era evidente. Sendo assim, para atender a essas necessidades, Tancredo Neves, um bairro novo, recebeu uma pequena escola funcionando em um prédio de madeira situado na Rua Z-5, com 4 salas de aula e capacidade para atender a uma comunidade estudantil de 300 alunos. Possuía um corpo docente de 8 professores que atendiam aos alunos de 1ª a 4ª séries. Eram governantes nessa época: Presidente da República: José Sarney; Governador do Território Federal de Roraima: Getúlio Alberto de Souza Cruz; Secretário de Educação: Haroldo Eurico Amora dos Santos.

O primeiro corpo administrativo foi composto da seguinte forma: Diretora: Maria de Fátima Araújo; Vice-Diretora: Maria das Graças Correa de Oliveira. Com o crescimento da comunidade, sentiu-se a necessidade de ampliação do prédio. Assim sendo, no dia 18 de março de 1988, foi inaugurado o novo prédio da Escola, feito em alvenaria, construído na Rua Z-4, s/n, hoje Leôncio Barbosa, com dez salas de aula, atendendo a 950 alunos de 1ª a 8ª séries do 1º Grau. Possuía um corpo docente de 33 professores. O governo do então Território era formado da seguinte maneira: Governador: Roberto Pinheiro Klein; Secretário de Educação: Haroldo Eurico Amora dos Santos; Diretora da Escola: Maria de Fátima Araújo; e duas Vice-Diretoras: Gláucia Queiroz de Mattos e Luíza Ledinalva Leão do Nascimento.

No ano de 1989, foi matriculado um total de 1.398 alunos, distribuídos em 28 turmas. No dia 1º de maio de 1989, assumiu a direção da escola a professora Gláucia Queiroz de Mattos tendo como Vice-Diretores Luíza Ledinalva Leão do Nascimento e Sebastião do Nascimento Pimentel. Era então Governador do Território Federal de Roraima, que vivia um momento de transição, na passagem para Estado, o senhor Romero Jucá Filho e Secretária de Educação e Cultura era a professora Diva da Silva Bríglia.

No dia 5 de fevereiro de 1990, assumiu a direção da escola o professor José Vitório do Nascimento Pimentel e Vice-Diretores a professora Hilma da Silva Pinho e o professor Sebastião do Nascimento Pimentel e Supervisoras Pedagógicas Elizabete de Fátima Alves Nicácio, de 1ª à 4ª séries e Laíde Alves Maciel, de 5ª à 8ª séries atuava como Orientadora Educacional a professora Raimunda Paulino de Souza e como Secretária da Escola Claudete Maria de Souza.

Em 15 de março de 1990, assumiu o Governo o senhor Rubens Villar de Carvalho, até dezembro do mesmo ano. Era então Secretária de Educação, Cultura e Desportos a professora Diva da Silva Bríglia. Nesse ano, foram matriculados 1.113 alunos no ensino regular e 200 no ensino Supletivo, totalizando 1.313 alunos nos três turnos, com 20 turmas de 1ª a 4ª séries, 9 turmas de 5ª à 8ª séries, 5 turmas de Ensino Supletivo de 1ª a 8ª séries.

O corpo docente, nesse período, era composto por 30 professores de 1ª a 4ª séries; 12 professores de 5ª a 8ª séries; 5 professores de 1ª a 8ª séries do Ensino Supletivo – PEB/SPG, totalizando 47 professores de 1ª a 8ª séries e 49 funcionários de apoio administrativo.

No dia 1º de janeiro de 1991, assumiu o Governo do Estado de Roraima, como primeiro governador eleito pelo povo o Brigadeiro Ottomar de Souza Pinto; Secretário de Educação, Cultura e Desporto o professor Hildebrando Solano Neves Falcão.

No dia 1º de fevereiro de 1991, foi reconduzido à Direção da Escola o professor José Vitório do Nascimento Pimentel e Vice-diretor o professor Luiz Araújo Félix, Supervisoras Pedagógicas de 1ª a 4ª séries a professora Elizabete de Fátima Alves Nicácio e de 5ª ao 2º Grau a professora Laíde Alves Maciel nessa época assumiu a Orientadora Educacional de 1ª série ao 2º Grau a professora Hilma da Silva Pinho e Secretária da Escola de 1ª série ao 2º Grau até maio deste ano a professora Claudete Maria de Souza, assumindo a Secretaria da Escola a professora Maria Helena Ribeiro Queiroz, com a ampliação de 6 salas de aula e a transformação da Sala da Biblioteca e a sala que poderia servir de auditório, todas em salas de aula, passando de 10 para 18 salas de aula. Nesse ano, foram matriculados 1.080 alunos de 1ª a 4ª série; 550 alunos do primeiro ano básico do 2º Grau; 200 alunos de 1ª a 4ª série do PEB – Programa de Educação Básica; 100 alunos do SPG de 5ª a 8ª série, num total de 2.080 alunos matriculados de 1º e 2º Graus, com 41 turmas de 1ª a 8ª série, 3 turmas do 2º Grau e 6 turmas de 1ª a 8ª série do Ensino Supletivo, totalizando 50 turmas de alunos de 1º e 2º Graus, possuindo um corpo docente de 27 professores do Ensino Supletivo de 1ª a 4ª série, 24 professores de 5ª série ao 2º Grau, 43 funcionários de apoio administrativo.

No dia 22 de março de 1991, foi criada a Escola de 1º e 2º Graus Presidente Tancredo Neves, através do Decreto nº 39, publicado no Diário Oficial nº 58 e no dia 25 de junho de 1991, o professor José Vitório do Nascimento Pimentel deixou a direção, assumindo o professor Luiz Araújo Félix, que até então era Vice-Diretor.

No ano em curso, 2010, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves tem um corpo docente formado por 36 professores, sendo 2 do Quadro da União, 32 do Quadro Efetivo do Estado e 9 no regime de horas/aula; o Quadro de Apoio é composto por 65 servidores, sendo 35 do Quadro da União, 11 do Quadro Efetivo do Estado, 7 Cargos Comissionados e 12 da Firma que presta serviço à escola.

A Equipe Gestora é composta por 6 servidores, sendo:

· Gestora, a professora Florismar Bezerra de Oliveira Nascimento, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima e Especialista em Gestão Escolar pelo IBPEX;

· Administradora Escolar: Maria do Socorro Belchior Bitencourt graduada em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein e Especialista em Pedagogia Escolar pelo IBPEX;

· Coordenadora Pedagógica: Roseana Cristina Costa da Silva, graduada em Economia pela Universidade Federal de Roraima.

· Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio: Iris Barros Pereira, graduada em Letras com Habilitação em Literatura pela Universidade Federal de Roraima e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;

· Secretário: Auresmir Santos da Silva, cursando Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação;

Atualmente, a escola possui um total de 947 alunos, sendo 509 do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, e 438 do Ensino Médio. De acordo com a legislação da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos, é uma escola de médio porte.

Simulado do Ensino Médio

A Escola Tancredo Neves realizará nos dias 12 e 13 de dezembro de 2011, o EXAME SIMULADO do Ensino Médio. Essa é uma ação realizada todos os anos e engloba todos os componentes curriculares. É um momento em que o estudante faz um ensaio para enfrentar os diversos seletivos existentes, como: ENEM, vestibulares e concursos, pois as provas trazem essa característica. As questões são elaboradas de forma que se configurem como um concurso realmente. Além disso, cria-se um verdadeiro clima de concurso, em que há regras a serem observadas e obedecidas, como: horário de entrada, tempo de permanência com a prova, uso de gabaritos etc. Tem o valor de 30 pontos que valem para os 30% da nota do 4o bimestre. As provas serão corrigidas pelos próprios professores da escola, logo após o término das mesmas e os cadernos de provas serão devolvidos aos alunos, após todo o processo.

É importante que todos participem e não percam essa chance de testar seus conhecimentos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeto Despertar 2011

 A Escola Estadual Tancredo Neves participa do Projeto Despertar desde o ano 2009, que é um projeto do SEBRAE-RR em parceria com a SECD, IFRR e SESC, que tem como objetivo "despertar" e estimular o Empreendedorismo nos alunos do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual, Federal e Particulares de ensino de Boa Vista, preparando-os para o mercado de trabalho e/ou possíveis iniciativas de criação de empresas ou comércios. Consta de 10 encontros, 01 por semana de duração de 03 horas durante 02 meses, no horário oposto de estudo dos alunos, onde os educadores responsáveis(professores voluntários da própria escola) deverão repassar a metodologia do Projeto Despertar, de como construir um plano de negócios, devendo ao término dos encontros formarem equipes para criarem um produto,  que será vendido na Feira do Empreendedor que acontecerá este ano nos dias 16,17, 18 e 19/11  na Faculdade Estácio/Atual das 18 às 22h. Desde a implantação do projeto na Escola Tancredo Neves, todas as turmas tem tido sucesso, conseguindo criar empresas que vendem os produtos de acordo com as exigências do SEBRAE/RR, que por sinal tem oportunizado aos educadores voluntários Farnésio Rodrigues, Leonora Rufino, Mylenna Farias, Maria da Paixão Barbosa e Salene Leite, como forma de agradecimento por todo empenho e dedicação, formação continuada através de congressos fora do Estado de Roraima com renomados Teóricos da Educação, tais como Perrenoud, José Pacheco, Celso Antunes, Gabriel Perissé, entre outros. Não podendo deixar de registrar também o apoio ao Projeto Despertar dado pela gestão da Escola Tancredo Neves na pessoa da Gestora Florismar Bezerra. Esperamos contar participação de todos na Feira para prestigiarem os alunos de nossa escola.

Projeto Encanto







Feira Pedagógica do Ensino Médio

Dia 11de novembro 2011 a partir das 14 h. A feira é uma ação comtemplada na Proposta Pedagógica da escola e visa oferecer um espaço de discursão e apresentação de trabalhos realizados durante o ano, despertando a curiosidade científica através da pesquisa.
É um momento de reflexão e investigação que prioriza à escola e a comunidade oportunidade de novas ações frente aos problemas atuais.
serão discutidos temas atuais, literatura, teatro, consumo de drogas etc., em trabalhos desenvolvidos de forma interdisciplinar.