quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Histórico da Escola Tancredo Neves

HISTÓRICO

No ano de 1986, Boa Vista atravessava uma fase de crescimento. Era uma década em que a cidade recebia muitos imigrantes vindos principalmente do nordeste. Com esse crescimento, a necessidade de abertura de novas escolas era evidente. Sendo assim, para atender a essas necessidades, Tancredo Neves, um bairro novo, recebeu uma pequena escola funcionando em um prédio de madeira situado na Rua Z-5, com 4 salas de aula e capacidade para atender a uma comunidade estudantil de 300 alunos. Possuía um corpo docente de 8 professores que atendiam aos alunos de 1ª a 4ª séries. Eram governantes nessa época: Presidente da República: José Sarney; Governador do Território Federal de Roraima: Getúlio Alberto de Souza Cruz; Secretário de Educação: Haroldo Eurico Amora dos Santos.

O primeiro corpo administrativo foi composto da seguinte forma: Diretora: Maria de Fátima Araújo; Vice-Diretora: Maria das Graças Correa de Oliveira. Com o crescimento da comunidade, sentiu-se a necessidade de ampliação do prédio. Assim sendo, no dia 18 de março de 1988, foi inaugurado o novo prédio da Escola, feito em alvenaria, construído na Rua Z-4, s/n, hoje Leôncio Barbosa, com dez salas de aula, atendendo a 950 alunos de 1ª a 8ª séries do 1º Grau. Possuía um corpo docente de 33 professores. O governo do então Território era formado da seguinte maneira: Governador: Roberto Pinheiro Klein; Secretário de Educação: Haroldo Eurico Amora dos Santos; Diretora da Escola: Maria de Fátima Araújo; e duas Vice-Diretoras: Gláucia Queiroz de Mattos e Luíza Ledinalva Leão do Nascimento.

No ano de 1989, foi matriculado um total de 1.398 alunos, distribuídos em 28 turmas. No dia 1º de maio de 1989, assumiu a direção da escola a professora Gláucia Queiroz de Mattos tendo como Vice-Diretores Luíza Ledinalva Leão do Nascimento e Sebastião do Nascimento Pimentel. Era então Governador do Território Federal de Roraima, que vivia um momento de transição, na passagem para Estado, o senhor Romero Jucá Filho e Secretária de Educação e Cultura era a professora Diva da Silva Bríglia.

No dia 5 de fevereiro de 1990, assumiu a direção da escola o professor José Vitório do Nascimento Pimentel e Vice-Diretores a professora Hilma da Silva Pinho e o professor Sebastião do Nascimento Pimentel e Supervisoras Pedagógicas Elizabete de Fátima Alves Nicácio, de 1ª à 4ª séries e Laíde Alves Maciel, de 5ª à 8ª séries atuava como Orientadora Educacional a professora Raimunda Paulino de Souza e como Secretária da Escola Claudete Maria de Souza.

Em 15 de março de 1990, assumiu o Governo o senhor Rubens Villar de Carvalho, até dezembro do mesmo ano. Era então Secretária de Educação, Cultura e Desportos a professora Diva da Silva Bríglia. Nesse ano, foram matriculados 1.113 alunos no ensino regular e 200 no ensino Supletivo, totalizando 1.313 alunos nos três turnos, com 20 turmas de 1ª a 4ª séries, 9 turmas de 5ª à 8ª séries, 5 turmas de Ensino Supletivo de 1ª a 8ª séries.

O corpo docente, nesse período, era composto por 30 professores de 1ª a 4ª séries; 12 professores de 5ª a 8ª séries; 5 professores de 1ª a 8ª séries do Ensino Supletivo – PEB/SPG, totalizando 47 professores de 1ª a 8ª séries e 49 funcionários de apoio administrativo.

No dia 1º de janeiro de 1991, assumiu o Governo do Estado de Roraima, como primeiro governador eleito pelo povo o Brigadeiro Ottomar de Souza Pinto; Secretário de Educação, Cultura e Desporto o professor Hildebrando Solano Neves Falcão.

No dia 1º de fevereiro de 1991, foi reconduzido à Direção da Escola o professor José Vitório do Nascimento Pimentel e Vice-diretor o professor Luiz Araújo Félix, Supervisoras Pedagógicas de 1ª a 4ª séries a professora Elizabete de Fátima Alves Nicácio e de 5ª ao 2º Grau a professora Laíde Alves Maciel nessa época assumiu a Orientadora Educacional de 1ª série ao 2º Grau a professora Hilma da Silva Pinho e Secretária da Escola de 1ª série ao 2º Grau até maio deste ano a professora Claudete Maria de Souza, assumindo a Secretaria da Escola a professora Maria Helena Ribeiro Queiroz, com a ampliação de 6 salas de aula e a transformação da Sala da Biblioteca e a sala que poderia servir de auditório, todas em salas de aula, passando de 10 para 18 salas de aula. Nesse ano, foram matriculados 1.080 alunos de 1ª a 4ª série; 550 alunos do primeiro ano básico do 2º Grau; 200 alunos de 1ª a 4ª série do PEB – Programa de Educação Básica; 100 alunos do SPG de 5ª a 8ª série, num total de 2.080 alunos matriculados de 1º e 2º Graus, com 41 turmas de 1ª a 8ª série, 3 turmas do 2º Grau e 6 turmas de 1ª a 8ª série do Ensino Supletivo, totalizando 50 turmas de alunos de 1º e 2º Graus, possuindo um corpo docente de 27 professores do Ensino Supletivo de 1ª a 4ª série, 24 professores de 5ª série ao 2º Grau, 43 funcionários de apoio administrativo.

No dia 22 de março de 1991, foi criada a Escola de 1º e 2º Graus Presidente Tancredo Neves, através do Decreto nº 39, publicado no Diário Oficial nº 58 e no dia 25 de junho de 1991, o professor José Vitório do Nascimento Pimentel deixou a direção, assumindo o professor Luiz Araújo Félix, que até então era Vice-Diretor.

No ano em curso, 2010, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves tem um corpo docente formado por 36 professores, sendo 2 do Quadro da União, 32 do Quadro Efetivo do Estado e 9 no regime de horas/aula; o Quadro de Apoio é composto por 65 servidores, sendo 35 do Quadro da União, 11 do Quadro Efetivo do Estado, 7 Cargos Comissionados e 12 da Firma que presta serviço à escola.

A Equipe Gestora é composta por 6 servidores, sendo:

· Gestora, a professora Florismar Bezerra de Oliveira Nascimento, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima e Especialista em Gestão Escolar pelo IBPEX;

· Administradora Escolar: Maria do Socorro Belchior Bitencourt graduada em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein e Especialista em Pedagogia Escolar pelo IBPEX;

· Coordenadora Pedagógica: Roseana Cristina Costa da Silva, graduada em Economia pela Universidade Federal de Roraima.

· Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio: Iris Barros Pereira, graduada em Letras com Habilitação em Literatura pela Universidade Federal de Roraima e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;

· Secretário: Auresmir Santos da Silva, cursando Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação;

Atualmente, a escola possui um total de 947 alunos, sendo 509 do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, e 438 do Ensino Médio. De acordo com a legislação da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos, é uma escola de médio porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário